top of page

Manuela d'Ávila.

Jornalista, mestre em Políticas Públicas pela UFRGS e doutoranda em Políticas Públicas pela UFRGS, com pesquisa focada em moderação de conteúdo na Internet e fake news. Foi vereadora de Porto Alegre, deputada federal mais votada do país por dois mandatos e deputada estadual. Concorreu à prefeitura de Porto Alegre três vezes. Em 2018, concorreu à vice-presidência da República. É fundadora do Instituto E Se Fosse Você?, ONG voltada para criação de conteúdo de combate à fake news e ódio nas redes.

 

Desde 2018, é sócia proprietária da E-Comunicação e Desenho de Redes, empresa que atua na ressignificação de figuras públicas e instituições nas redes sociais e treinamento de equipes para atuação eficiente nas mesmas. Lançou quatro livros: Revolução Laura, Por que lutamos?, E se fosse você? e Somos as palavras que usamos. Também é organizadora e autora das coletâneas: Sempre foi sobre nós - relatos da violência política de gênero no Brasil e Rede de mentiras e de ódio - e se o alvo fosse você?.

foto Manuela.jpg
Logo Davila Branco.png
Foto Marina.jpg

Marina Lopes.

jornalista, mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale e doutoranda em Comunicação pela PUCRS, com pesquisa focada em desinformação, eleições e gênero. É sócia proprietária da E-Comunicação e Desenho de Redes ao lado de Manuela desde 2020. Trabalhou como assessora de comunicação parlamentar e atuou também na assessoria de órgãos públicos.
 

Há oito anos integra a comunicação de Manuela, sendo coordenadora da equipe de comunicação e redes desde 2015 (coordenando, inclusive, as equipes de redes de todas as campanhas que Manuela participou desde então). Ministrou aulas em cursos de extensão, na área de comunicação, marketing e branding em diversas instituições, como Feevale, PUC-RS e Escola de Branding. Foi repórter contratada dos jornais gaúchos Zero Hora e Correio do Povo e executou diversos trabalhos free-lancer para os jornais: O Globo, Folha de São Paulo e Estadão.

Comunique de verdade!

bottom of page